quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Descoberto planeta potencialmente habitável perto da Terra


Astrônomos americanos informaram nesta quarta-feira a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e com condições de ser habitado em órbita de uma estrela próxima. O planeta, encontrado por astrônomos da Universidade Santa Cruz (UCSC), na Califórnia, e do instituto Carnegie de Washington, está localizado em uma "zona habitável" em órbita da estrela vermelha anã Gliese 581, o que significa que pode haver água em sua superfície.
A água líquida e a atmosfera são necessárias para que um planeta possa potencialmente ter vida, mesmo que não seja um lugar muito agradável para se viver, segundo os cientistas. Os pesquisadores determinaram que o planeta, batizado de Gliese 581g, tem uma massa de três a quatro vezes a da Terra e um período orbital de pouco menos de 37 dias.

Sua massa indica que provavelmente é um planeta rochoso com suficiente gravidade para possuir atmosfera, segundo Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica da UCSC e um dos chefes da equipe que descobriu o planeta.

Se Gliese 581g tiver uma composição rochosa parecida com a Terra, seu diâmetro seria de 1,2 a 1,4 vezes ao do nosso planeta. A gravidade na superfície seria igual ou um pouco maior à da Terra, o que significa que uma pessoa poderia andar a pé facilmente, segundo Vogt.

Gliese 581g foi descoberto por cientistas que trabalham no Lick-Carnegie Exoplanet Survey, que há 11 anos observam a estrela vermelha anã Gliese 581, localizada a apenas 20 anos-luz da Terra.


Agora a poucos dias saiu na grande uma notícia interessante sobre a já existencia de vida inteligtee neste planeta.

Astrônomo diz que recebeu sinal inteligente do planeta potencialmente habitável. O pulso foi captado na área onde está localizado o planeta Gliese 581g, muito antes de saber que o planeta era adequado para a vida. A poucos dias atrás o mundo todo estava espantado com a descoberta do planeta Gliese 581g, que os cientistas dizem ser semelhante à Terra e que reuniria as características básicas para abrigar vida.

Depois desta notícia, o famoso astrônomo australiano e membro do SETI de busca extraterrestres, Ragbir Bhatha disse ter captado dois anos atrás, um único pulso de luz procedente do planeta Gliese 581g. O pesquisador da University of Western Sydney, registrou em Dezembro de 2008 um sinal estranho vindo do espaço, que é difícil explicar por causas naturais.  

FONTES: Site do Terra e ABC Ciência